

escola de música para mulheres
Quem somos

Biba Meira
fundadora, professora e regente
Baterista, percussionista e educadora musical. Iniciou sua carreira musical em 1984 na banda Urubu Rei. Em 1987 foi escolhida a segunda melhor instrumentista do ano, através da revista musical BIZZ. Referência para dezenas de bateristas no Brasil por seu trabalho com o DeFalla, banda que ganhou vários prêmios nacionais com os dois primeiros discos, entre eles, melhor baterista, melhor vocalista, melhor letrista e melhor disco. Em 2015 fundou As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão, que é o primeiro grupo de percussão e bateria formado exclusivamente por mulheres que surgiu em Porto Alegre. Recentemente lançou seu primeiro disco solo, "Suave Coisa Nenhuma" premiado com o Troféu Açorianos 2018 como melhor instrumentista. Em 2020 lançou o EP digital Microscópicos Ritmos de uma Máquina de Escrever. Licenciada em música (IPA) e especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS). Biba Meira é endorser Pearl.

Julia Pianta
coordenadora, professora e regente
Julia Pianta é baterista e percussionista, natural de Porto Alegre. Iniciou seus estudos musicais ainda criança na Escola de Música Beethoven, com aulas de bateria e coral infantil. Em 2017 adquiriu experiência com educação infantil dando aulas de música na escola canadense Maple Bear, e como mestra de bateria dentro do grupo de percussão da Faculdade de Medicina da PUC. Bacharela em Música Popular pela UFRGS, dentro da universidade fez parte do Coletivo das Gurias do Instituto de Artes e foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos, com ênfase em Etnomusicologia. Em 2022 foi selecionada entre inscrito de todo o país para participar do curso online oferecido pela Bituca - Universidade de Música Popular de MG, no qual teve aulas com percussionistas renomados do Brasil. Está nas Batucas desde 2016, e hoje em dia atua como professora e regente das turmas de percussão e pandeiro.

Raquel Pianta
professora e regente
Abrilhantando nosso time das profs do vocal, a Raquel Pianta é formada em Música Popular pela UFRGS. Atualmente atua como vocalista e guitarrista da banda Hibizco. É regente do Grupo Vocal As Batucas, professora de música do Clube Social Pertence e também ministra aulas particulares de guitarra e canto.

Vini Silva
professor
Integrou o grupo Turucutá Batucada Coletiva onde desempenhou atividades de mestre de bateria e ritmista desde 2010. Como professor-regente, criou a oficina de percussão do grupo, estabelecendo os parâmetros pedagógicos e estruturais das aulas. Integra como músico e diretor musical o coletivo artístico Bloco da Laje, tanto na construção dos carnavais de rua do bloco, como nas turnês e apresentações, bem como na produção musical do grupo, como o Ep 4 Estações (Natural Musical) e outras faixas produzidas de forma independente. No carnaval de Porto Alegre, desfilou pela Acadêmicos do Gravataí (2012) e pela Imperadores do Samba, sagrando-se campeão em 2014. Nas Batucas atua como professor de percussão.

Madalena Rasslan
professora
Madalena Rasslan, mais conhecida por aqui como Mada, é compositora e musicista. É formada em Música Popular na UFRGS, e integrou o Coletivo das Gurias do IA e o grupo PIA. Idealizou o espetáculo Poranduba em 2019, apresentado no Teatro de Arena e que segue em atividade. Participou como cantora no show de Marcelo Delacroix e no show Xaxados e Perdidos de Simone Rasslan. Gravou diversas músicas nos álbuns de Thiago D’Luca. Como professora, atua no colégio Monteiro Lobato, na atividade de extensão Grupo Vocal Passarinhando desde 2014 e no Grupo Vocal Auê formado em 2021. Nas Batucas é professora do grupo vocal.